terça-feira, 6 de outubro de 2009

Alimentação

A alimentação sofreu ao longo da história longas adaptações, mudanças,a que se pode chamar revoluções alimentares. Estas foram originadas por alterações das condições de vida dos seres vivos, sequência de causas ambientais, económicas e raciais.

A alimentação nos tempos mais recuados estava na dependência de efeitos climáticos e de algumas descobertas, como o fogo, cultura de plantas, utilização dos animais e aplicação de técnicas.

O homem primitivo nada sabia de alimentação racional mas o instinto levou-o a procurar alimentos mais certos. Quando o homem descobriu que podia criar animais, a sua alimentação tornou-se irracional pois os que trabalhavam na pecuaria, apenas comiam carne, e os que tratavam das hortas e culturas de plantas tinham uma alimentação mais rica em vegetais.

Mais tarde, o homem começou a trocar estes alimentos e mais tarde a vende-los.Pouco a pouco o homem foi perdendo os seus instintos alimentares à força de comer o que ficava mais perto e mais barato. Assim nalguns locais o homem alimentava-se à base de cereais, noutros de peixe , noutros de animais e do leite que produziam e noutros de fruta. Se todas as regiões produzissem todo o tipo de alimento o homem teria tido uma alimentação racional.

Sem comentários:

Enviar um comentário